quarta-feira, 20 de julho de 2016

OS BENEFÍCIOS DO ESPORTE

Meus amigos, quero falar sobre os imensos benefícios trazidos pela atividade física, seja ao corpo e mente do indivíduo, seja ao estreitamento dos laços sociais.

De fato, o esporte, como atividade física, é extremamente importante para a manutenção da saúde, sobretudo quando praticado correta e frequentemente.

Deve ser parte integrante da educação infantil e juvenil, uma vez que influencia, de modo definitivo, não apenas a construção de um corpo sadio, mas também a formação do caráter e a capacidade de socialização.


“O esporte, além da função eminentemente pedagógica, no sentido da indução à disciplina, ao respeito e à ética, traz benefícios físicos, psíquicos e sociais, propiciando aos seus praticantes, significativa integração cultural.”

Não será exagero, pois, afirmar que o esporte, com seu conjunto de regras e convenções, tem função eminentemente pedagógica, no sentido da indução à disciplina e ao respeito à ética.

Mas o esporte não é apenas uma prática individual ou de grupos, com todos os benefícios físicos, psíquicos e sociais que propicia a seus praticantes. O esporte é também um aspecto integrante e significativo da cultura de uma nação.

Muito da identidade brasileira se manifesta na paixão pelo futebol, e se enriqueceu com a adesão a novas modalidades esportivas, como o vôlei e o basquete.

A participação e o bom desempenho em torneios mundiais têm sido fatores de reconhecimento nacional e internacional, colaborando na autoimagem do povo e na visão que dele se tem no exterior.

Lembremos, ainda, e a propósito, que, nessa escala, o esporte é excelente oportunidade de convívio - pacífico e proveitoso - entre culturas e povos distintos, unidos na grande cena de confraternização que é um evento de proporções mundiais.

Às vésperas das Olimpíadas do Rio de Janeiro, a importância do esporte como vetor de desenvolvimento fica ainda mais evidente. Não podemos desperdiçar a ocasião de intensificar os investimentos nas categorias de base, e assim formar as futuras gerações de atletas, nas diversas modalidades do esporte e não apenas no futebol.

Como se vê, meus amigos, o esporte deve realmente integrar a pauta de prioridades da agenda nacional.

Aproveito a ocasião, também, para homenagear todos os atletas brasileiros, de todas as gerações, que lutaram e venceram desafios, para a glória do esporte e do Brasil.

Por: Antonio Bulhões
Deputado Federal / PRB-SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário