terça-feira, 6 de março de 2012

CONHECENDO UM AO OUTRO


Um casal prestes a se unir pelo casamento conhece, realmente, muito pouco um do outro. Mas gostam do que conhecem e sabem que desejam conhecer melhor um ao outro.

A comunicação envolve conhecer e compreender os níveis mais profundos da personalidade de cada um e estar desejoso de compartilhá-los de tal modo que cada um possa se sentir seguro e sem impedimentos de expor suas emoções um ao outro. Medo de rejeição, condenação ou desavença leva as pessoas a usar máscaras e guardar seus sentimentos para si mesmas, fechando-se geralmente para sempre.


Quando nos casamos, nos aproximamos um do outro com sentimentos confusos. Aproximamo-nos com amor, o que significa, entre outras coisas, que nos conhecemos e nos interessamos um pelo outro da forma como ela ou ele é, e desejamos aprender a nos conhecer de modo completo um ao outro.

Chegamos também ao casamento com alguma preocupação de que nosso cônjuge possa não nos amar, se revelarmos todos os nossos sentimentos e receios mais íntimos. Desejamos ser conhecidos, porém receamos ser conhecidos bem mais a ponto de ser rejeitados, a ponto de nos tornar inaceitáveis, ou perder a confiança do nosso cônjuge.

No entanto, é quando somos amados, quando participamos da intimidade do casamento,que devemos ser capazes de avançar com segurança além do nível básico, para o nível mais profundo da comunicação.

Devemos ser capazes de chegar à mais completa compreensão de nós mesmos – nossos problemas e possibilidades. Uma comunicação profunda e verdadeira abre incontáveis oportunidades para os cônjuges crescerem juntos em todos os aspectos da vida. Esta é a suprema esperança do casamento.

Por: Bispo Antonio Bulhões
Data: terça, 06 de Março de 2012 às 21:07


2 comentários:

  1. Verdade Bispo, sou casada a 21 anos e hoje ainda aprendemos muito um com outro, mas hj aprendemos nos conhecer melhor!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Bispo,
    Bem verdade a cada dia temos mais e mais para aprender um do outro, e precisamos ter essa necessidade de saber mais sobre nossos companheiros assim tendo um casamento cada dia mais feliz, porque podemos agradar um ao outro com tudo de bom para nós.

    ResponderExcluir